quarta-feira, 1 de agosto de 2012

- Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes


           O festival é um ótimo motivo para uma escapada em direção às Minas Gerais, mas não é o único. Ele tem data para acabar, mas os restaurantes, o artesanato, as igrejas e a tranquilidade de Tiradentes, não.

Para começar bem o sábado nada melhor que uma boa caminhada pelo Centro Histórico, que sempre se encontra fervilhante. É lá que ficam importantes pontos turísticos, como as igrejas da Matriz e a de Nossa Senhora do Rosário, e também as lojas de artesanato, peças de estanho e objetos de decoração que deixam muito gente coçando o bolso.

Com os termômetros em baixa, o clima em Tiradentes só não estará mais frio porque as panelas do Festival, certamente, estarão a todo vapor. E por falar em vapor, não se esqueça da Maria Fumaça. A diversidade gastronômica no local é extensa, com a presença de culinária italiana, egípcia, árabe, latina, francesa, portuguesa e, é claro, muita cozinha mineira.

O festival, que acontece todo mês de agosto, sempre conta com cursos, palestras, shows, teatro, degustação, tour gastronômico e muito mais! E não perca os festins, os tradicionais jantares realizados pelos maiores chefs do mundo, em diversos lugares da cidade! Esse é o ponto alto do evento. Glamorosos jantares harmonizados.

Mas quem ficou de fora desses jantares, encontra, em outros cantinhos da cidade, também boas opções, melhores para o bolso e para matar a fome. Há dezenas de restaurantes locais que preparam pratos regionais no capricho. Eles aproveitam nas suas receitas produtos de suas pequenas hortas e galinheiros que ficam atrás das casas onde funcionam os restaurantes. São de lá que saem alface,  couve, jiló, pimenta, taioba, ora-pro-nobis, ovos e especiarias usadas nas receitas.

Não se pode perder o leitão à pururuca na Pousada Villa Paolucci do amigo Dr. Luiz Ney, um picadinho de filé mignon, uma goiabada frita, tropeiro, bacalhoada, frango ao molho pardo, dos chefs-amigos, personagens que nasceram ali, ou são “forasteiros” que adotaram a cidade como morada. Esses últimos são chamados, carinhosamente de “ETs” ou extratiradentinos e são eles dos Restaurantes Dona Chepa, Vovó & Cia – Chef André, Viradas do Largo – Beth Beltrão, Trattoria Via Destra – Rubens Beltrão.

Na Praça das Foras, no 9º Festival, fiz o lançamento do meu livro de culinária: RECEITAS CULTURA HUMOR. No mesmo local, este ano de 2011 estaremos lançando meu primeiro livro de POEMAS: “Pedaços de um instante”. Você está convidado.

O circuito deste ano faz parte daquele que já passou pelas cidades de Paraty (RJ), Gramado (RS), Arraial d'Ajuda e Trancoso (BA).

A "cultura" no título significa que não é só de comida e história que vive a cidade e o festival. Acontecem também outros eventos, como exposições artísticas, mostras e shows. Tiradentes é um lugar mágico, extremamente prazeroso, aconchegante, com povo educado e receptivo.

Nem só de história, natureza e pérolas da edificação barroca vive a bucólica cidade de Tiradentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário